quarta-feira, março 23, 2011

A Geração de Hoje - Texto de Opinião

Nota da Autora: Antes de lerem este meu "pequeno" post, aconselho a irem ver o blog com o nome:Assobio Rebelde(http://www.assobiorebelde.blogspot.com/) e a lerem o post com o nome:"Geração à Rasca-A Nossa Culpa", já que, o que vou escrever a seguir é um comentário, uma opinião pessoal, uma reflexão acerca da geração, que nasce hoje, cheia de regalias e que, se continuar por este caminho, retornará às cinzas de onde veio.
Irei, então, sem mais demoras, apresentar o que me propus a fazer.


Neste texto irei falar sobre a geração actual e a minha percepção da crise social, económica e política, a que esta está sujeita, em Portugal.
   Na minha opinião, concordo, em certos aspectos, com o que o(a) autor(a) diz, pois isto tudo por que estamos a passar é, ou pode ser, uma consequência dos erros que a última geração(70,80) fez e, ainda hoje, continua a fazer.
Os erros dos jovens, que podemos considerar nossos, pois os praticamos, ainda hoje, no nosso dia-a-dia, são as consequências da educação e da aprendizagem que nos deram, não só em casa, mas também no nosso percurso escolar e laboral.
   Com as marcas dos velhos tempos presentes na pele, os pais quiseram dar aos filhos uma vida que eles próprios desejavam, mas que nunca a puderam ter.
Asseguraram-nos uma vida longe das desgraças do mundo, cheia de regalias dos mais variados tipos: económicas, sociais, educacionais e laborais.
Permitiram que tivéssemos os bolsos sempre cheios e que nada nos faltasse.
Diziam-nos sempre que sim, pois queriam que não ouvisse-mos um não, não agora, enquanto estamos no limiar da vida, habituando-nos, assim, a uma vida que não poderiamos ter, que o país(que nenhum país) poderia suportar, sustentar e continuar a aceitar, sem cair numa crise, que agora enfrentamos.
   Queixamo-nos agora da situação do país, culpando o governo, mas, por detrás de tudo isto, não é só ele que é culpado, mas toda a geração que nos educou segundo uns ideais que não nos conseguiram sustentar.
Queixamo-nos da vida que levamos a das condições que temos, no entanto, os preços aplicados no nosso país estão entre os mais baixos da Europa.
   Está da hora de, sim, queixarmo-nos, mas de começarmos, principalmente, a agir, de, em vez de gastarmos o nosso tempo e dinheiro que nos falta, em manifestações(demasiadas por sinal), gastá-lo em coisas mais produtivas, como descobrir maneiras de poupar, métodos que nos permitam ultrapassar esta crise, e contrariar o ciclo que se repete(depois dos bons anos vem, sempre os maus anos, e assim sucessivamente) neste, e em muitos outros países.
   Esse é o objectivo desta mensagem, que aqui publico, para despertar, não o vosso espírito guerreiro, constatativo e revolucionário, mas sim, a vossa vontade, para descobrir a solução , para, finalmente, podermos sair da crise que se abate sobre nós, portugueses.


Espero que tenham gostado.
Com a publicação deste texto, não tenho, de maneira alguma, intenção de ofender quem quer que seja.
A descrição da geração de hoje, é mesmo isso, uma opinião pessoal sobre a generalidade da população portuguesa, logo, poderá e de certeza haverá excepções, pelo que este texto não se aplica a elas.
Agradecida que deixassem um comentário.
Com isto termino,
Beijos,
Ka2009

2 comentários:

  1. Pois é carolina tu tens muita razão.
    Só não concordo totalmente contigo num ponto.
    de facto os pais dos jovens têm culpa, mas inconscientemente, é fruto da pouca abundância com que foram criados. Foram de tal forma habituados a dar valor às coisas mais insignificantes que habituaram os filhos a não dar valor a nada .
    um bj
    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Bem, essa é uma intrepertação da verdade, obrigada por comentares.
    Beijos,
    Ka2009

    ResponderEliminar